Logo RDS

TUDO SOBRE IMÓVEIS

O melhor conteúdo sobre imóveis industriais e comerciais!

Ações Contratuais, Blog, Consultoria de Imóveis RDS, Dicas, locação | 15/12/2020

Reajuste de aluguel: entenda o que é e como acontece

A RDS explica como são feitos os cálculos do índice anual de locação!

Bastante comum no mercado, o reajuste de aluguel pode pegar muita gente de surpresa. Para evitar que você seja uma dessas pessoas, a RDS preparou um artigo completo para explicar como e porquê acontecem os reajustes em índices de valores de contratos de locação.

Com anos de experiência, a Imobiliária RDS é referência em consultoria e locação de imóveis comerciais e industriais. Nossos profissionais estão capacitados para oferecer um atendimento claro e especializado. Para que assim, você possa alugar um imóvel livre de preocupações e com muita transparência em todo o processo.

Fique atento! Saiba todos os seus direitos antes de fechar negócio

Ao fechar um contrato de aluguel, você precisa estar atento a todas as normas de locação e, avaliar, se elas seguem todas as regras vigentes na Lei do Inquilino. Em vigor, desde 2001, a Lei tem por objetivo estabelecer regras para aluguel de imóveis urbanos, com o intuito de propor os direitos e deveres tanto do inquilino como do locador.

Afinal, como acontece o reajuste de locação?

Embora os contratos de aluguel já preveem o aumento nos valores da locação, é importante estar atento ao IGP-M (ou Índice Geral de Preços Mercado). Isso porque, essa taxa é utilizada para calcular e registrar as variações da inflação durante o ano.

Assim, ao utilizar a IGP-M para determinar o índice de reajuste de aluguel as chances do valor ser mais preciso e justo, são maiores! Além disso, dependendo do contrato, o novo preço da locação também pode ser calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Por isso, o ideal é sempre estar atento ao tipo de contrato que você escolheu.

Para completar, você precisa estar ciente de que, a Lei do Inquilino não permite que a alteração do aluguel seja feita em moedas estrangeiras. Portanto, o contrato não pode ter relação com a variação do câmbio e o mercado de ações.

Quando o valor do aluguel é reajustado?

Ao alugar um imóvel, você precisa estar ciente de que é um direito do locador reajustar o valor do aluguel uma vez ao ano. No entanto, ele só pode entrar com o pedido para avaliação de mercado. Isso porque, a alteração deve ser feita a com chances de negociação entre ambas as partes.

Contudo, vale lembrar que o proprietário não pode pedir o reajuste do aluguel antes do período de vigência do contrato. Fique atento a esse ponto! É importante que a revisão seja feita de forma justa para locador e locatário. Se precisar de ajuda, consulte um dos especialistas em imóveis para locação da RDS.

O que esperar para o reajuste de aluguel em 2021?

Agora que você sabe como acontece o cálculo de reajuste de aluguel, deve estar se preparando para as ações do próximo ano, certo? Por isso, é essencial conhecer os índices de 2020 e as projeções para 2021.

Neste ano, em meio a pandemia do COVID-19, o IGP-M foi o maior dos últimos 17 anos. Em setembro, por exemplo, o valor chegou a 17,94%. No mesmo período de 2019, esse índice não chegou a atingir 3,4%. O aumento foi 7,6 vezes maior do que o previsto pelo Governo Federal. Mas, fique atento, o reajuste de aluguel deve variar de acordo com o mês do contrato e não conforme os índices do ano.

Aluguel de imóveis é com a Imobiliária RDS!

Se ainda estiver com dúvidas sobre o reajuste de aluguel, procure pelos serviços de consultoria da RDS e fale com um de nossos especialistas. Além disso, acesse nosso site e aproveite para encontrar o imóvel ideal para o seu negócio. Entre em contato conosco e aproveite nossas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *