Logo RDS

TUDO SOBRE IMÓVEIS

O melhor conteúdo sobre imóveis industriais e comerciais!

Ações Contratuais, Blog, Consultoria de Imóveis RDS, Dicas, venda | 12/01/2021

Averbação de imóvel: saiba o que é e qual sua importância

A RDS explica tudo sobre o que você precisa saber sobre averbação de imóvel

Você sabe o que é averbação de imóvel? Para explicar melhor a importância desse processo na hora de comprar ou vender uma propriedade, a RDS preparou um artigo completo para você não esquecer desse procedimento essencial no mercado imobiliário.

Vamos começar explicando o que é averbação de imóvel, mas antes de passarmos todos os detalhes do procedimento, você precisa saber que, apesar do nome parecer um pouco complicado, averbar um imóvel é bem simples e prática de ser feito!

Você também pode consultar os especialistas da Imobiliária RDS e ficar por dentro dos principais métodos imobiliários. Afinal, com mais de 15 anos no mercado, somos experts em oferecer consultoria para quem quer vender, comprar ou alugar. Acesse o site e confira nossos serviços!

Afinal, o que é averbação de imóvel?

Para explicar de forma simples, o que é a averbação de imóvel, é preciso conhecer a origem da palavra averbar, que nada mais é do que o ato de “escrever” ou “anotar” em documentações todas as características da propriedade.

Dessa forma, para averbar um imóvel você precisa registrar na escritura do local todas as alterações que ocorreram na construção. Essas anotações devem incluir desde reformas na estrutura do prédio até mudanças de proprietário.

Para que possa valer como documento legítimo da propriedade, essa averbação deve ser registrada e formalizada na matrícula do terreno. Além disso, é importante descrever junto com as mudanças, todas as informações fundamentais que possam ajudar a identificar o imóvel em processos judiciais.

Por que averbar o imóvel?

A averbação de imóvel é de suma importância para que o processo de compra e venda possa ocorrer o mais transparente possível. Assim, tanto o proprietário como o possível comprador irão conhecer a fundo todos os detalhes da propriedade. O documento de averbação também permite que o local esteja bem regularizado, o que valoriza o imóvel durante as transições.

Além disso, para que a negociação ocorra sem dores de cabeça, é preciso que todas as alterações da propriedade estejam registradas na matrícula do imóvel. Fique atento a este ponto! Isso porque, caso não conste essas informações, a venda ou compra não poderá ocorrer.

Descubra como averbar um imóvel!

Agora que já explicamos o que é averbação e o porquê ela deve ser feita, chegou a hora de descobrir como averbar um imóvel já construído ou em construção. Confira abaixo o nosso passo a passo e faça a averbação da sua propriedade!

1º Consulte o Cartório de Registro de Bens

Para começar, ao realizar qualquer obra no local, como demolições, construções e até mesmo a venda, é essencial procurar pelo Cartório de Registo de Imóveis da sua cidade. Vale lembrar que o procedimento deve acontecer no mesmo cartório onde a propriedade está registrada.

2º Esteja com todos os documentos necessários à mão

Para realizar a averbação de imóvel sem maiores dores de cabeça, é essencial estar com alguns documentos ao dirigir-se para o cartório. A documentação exigida inclui:

  • Habita-se: o documento comprova a regularidade do imóvel para que ele possa ser habitado;
  • Certidão de conclusão da obra: é emitido pela prefeitura e consta a numeração do imóvel e sua metragem,
  • Certidão negativa de débito: é requerida em casos de construções com mais de 70m² e deve ser solicitada ao INSS,
  • Certidão de nascimento e casamento,
  • Documentos pessoais: RG e CPF.

3° Dirija-se ao Cartório!

Após separar todos os documentos necessários e consultar o Cartório de Registro, basta encaminhar-se para o local. Caso todas as suas informações estejam corretas, a averbação do imóvel ocorre em até 30 dias.

Vale lembrar que existem taxas para averbar o imóvel. No entanto, elas variam conforme a tabela do cartório e o tipo de alteração que ocorreu na propriedade. Dessa forma, não há um valor fixo para o serviço e, por isso, vale a pena consultar os preços correspondentes ao seu município.

Tire suas dúvidas sobre a averbação de imóvel na RDS!

Consulte os especialistas da RDS e tire todas as suas dúvidas sobre a averbação de imóvel. Aproveite também e encontre galpões e salas comerciais para alugar ou comprar. Dessa forma, fica fácil entrar no mercado imobiliário bem preparado e capacitado. Entre em contato conosco e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *