Logo RDS

TUDO SOBRE IMÓVEIS

O melhor conteúdo sobre imóveis industriais e comerciais!

administração, Dicas | 08/08/2023

Conheça os processos de logística inbound e outbound e inclua assertivamente na sua empresa

Já ouviu falar na logística inbound e outbound? Esses dois pilares, quando bem executados, garantem eficiência nos processos gerenciais, tendo como satisfação a confiabilidade dos clientes. Aliás, vieram na intenção de agregar pontos positivos dentro das companhias e, ainda, auxiliar na redução de altos custos em outros investimentos.

Desse modo, conheça as principais vantagens e os diferenciais dos termos, e como colocar em prática na rotina de sua empresa. Aproveite a leitura deste artigo e mantenha-se informado.

O que é logística Inbound?

A logística inbound é responsável pelo controle dos materiais que são entregues nas instituições. Ou seja, o fluxograma é dividido desde o transporte, armazenamento até a entrega.

Sendo assim, esse modelo engloba processamento de informações, administra a transportação desde o fornecedor até o descarregamento, recebe e verifica os insumos recebidos, cria embalagem, estoca e averigua a qualidade da produção.

O que é logística Outbound?

A logística outbound já é o processo de entrega final, aquela que o comprador irá receber! Esse gerenciamento só acontece quando a empresa mãe recebe as matérias-primas vindas de fornecedores e finaliza toda a sua produção.

Feito isso, inicia-se uma administração de distribuição e movimentação de cargas. Ou seja, transferência de mercadorias para galpões ou outros centros, contratação de transportadoras, monitoramento, planejamento em caso de troca/devoluções e entrega ao consumidor final.

Quais as outras diferenças entre logística inbound e outbound?

Após essas classificações citadas acima, foi possível entender um pouco mais sobre inbound e outbound logística, certo? Mas, além desses pontos que as diferenciam, podemos destacar outros também.

Um dos consideráveis é o mapeamento dos indicadores, ou seja, aquela análise na gestão dos prazos que serão entregues esses artigos. Na modalidade outbound, por exemplo, a empresa é o ponto de partida, responsável pelo monitoramento de transporte dos produtos até o destino do cliente.

No caso do inbound, isso é invertido, tornando a empresa titular a receber. Com isso, há uma exigência maior nos indicadores, fazendo-se necessário acompanhar detalhadamente a transportadora nessa coleta e destacar sua eficiência e comprometimento nesse trabalho. 

Conte com a RDS

Agora que você já sabe o que é logística inbound e outbound, como funcionam e os graus de importância no gerenciamento dos negócios, aprenda também como lidar com esses dois conceitos de maneira inteligente. Para assim, não acontecer imprevistos indesejados na operação.


Afinal, é um trabalho que exige muita atenção, flexibilidade, compromisso e capacitação do gerente logístico e toda equipe. Conte com a RDS e deixe seus estoques sempre bem alinhados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *