administração | 11/10/2022
Você sabia que a logística de abastecimento é o mecanismo mais importante de uma empresa? Afinal, o seu trabalho é responsável por fazer com que o fluxo interno e externo de uma organização andem de mãos dadas.
Com isso, para entender perfeitamente como funciona esse processo de planejamento e vistoria, continue a leitura deste artigo. Aqui, mostramos os principais desafios desse setor e alguns insights para alavancar ainda mais o seu negócio.
Para entender como funciona a logística de abastecimento, é preciso conhecer os principais conceitos. Ou seja, é o método responsável onde se estoca as matérias-primas necessárias até iniciarem o processo de produção e vendas.
Tendo em vista que a logística refere-se a gestão dos materiais que serão fabricados e comercializados, garantindo o perfeito funcionamento das operações dentro dessa cadeia de abastecimento.
Existem três ações que compõem esse segmento. A primeira é a aquisição da mercadoria, que determina os processos de compra tanto da produção quanto da comercialização.
Por exemplo, classifica os fornecedores, faz a cotação de preços, seleciona as condições de pagamento, o prazo de entrega e observa a qualidade dos materiais. A segunda parte é a armazenagem logística, tendo como execução a montagem do espaço que conserva os produtos.
Esse armazenamento terá duas finalidades, uma para a fabricação e a outra para controle de envio ao consumidor final. Por fim, temos o gerenciamento de estoque, cujo objetivo é controlar a quantidade de elementos que entram e saem da empresa e a periodicidade da reposição.
O bom planejamento e visão estratégica de uma logística são fundamentais para garantir um melhor desempenho nas operações. E mais, impacta positivamente na pontualidade dos prazos de entrega e auxilia na redução de custo.
Assim, é possível ter um olhar mais equilibrado dos gastos, sem aquela preocupação de comprar em maior escala ou não. Visto que evitará desperdícios ou a falta de produtos para atender tais demandas.
Há algumas opções de sistema de implementação capazes de melhorar ainda mais a logística de abastecimento. Contamos com os conhecidos: MRP e ERP. Esses softwares contribuem como um lembrete de controle dos pedidos, além de desenvolver relatórios que contabilizam os níveis adequados para o estoque.
Ou seja, através de uma análise tecnológica de gerenciamento do armazém, esses sistemas levantam números que avaliam o nível ideal dos materiais de produção e comercialização que precisam estar armazenados. Facilitando todo o processo manual também!
Tirou suas dúvidas sobre a logística de abastecimento? Então, chegou o momento de alavancar ainda mais o seu negócio e facilitar todos os processos dentro da organização. Por isso, venha para a RDS e alugue seu galpão industrial.
Cuidamos, administramos e zelamos todo estoque de armazenamento. As melhores soluções estão disponíveis por aqui e sem tanta burocracia! Gostou desse artigo? Salve e compartilhe com os interessados.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *