Logo RDS

TUDO SOBRE IMÓVEIS

O melhor conteúdo sobre imóveis industriais e comerciais!

Blog | 14/10/2021

Galpão de armazenamento: conheça os 5 tipos mais comuns

O galpão de armazenamento ideal possibilita que sua empresa opere com a melhor logística possível. Por isso, saber as características e os benefícios de cada um é essencial para o seu negócio.

Então, confira com a RDS tudo o que você conhecer sobre o galpão de armazenamento perfeito. Assim, será fácil decidir na hora de comprar ou alugar o lugar. E ainda, garantir que todas as necessidades do seu empreendimento sejam supridas.

Como funciona um galpão de armazenamento?

Também chamado de galpão depósito, é o local onde se mantém as mercadorias. Sejam as que saem quando vendidas ou as que chegam para reposição, funcionando como um estoque geral.

Sendo assim, é imprescindível que o espaço seja adequadamente coberto. Além disso, deve contar com uma amplitude propícia para a circulação de empilhadeiras e outras máquinas, bem como dos colaboradores.

Outro fator importante é a ventilação. Mas, para saber tudo sobre a climatização apropriada, não deixe de conferir nosso artigo: Climatização de galpão: entenda os benefícios dessa prática para o seu negócio.

Tipos de galpão

Com os variados tipos de galpões existentes, de fato um deles se encaixa melhor no que sua empresa precisa. Sendo assim, destacamos aqui os mais comuns:

1 – Galpão em arco

O diferencial do barracão em arco está na estrutura do teto. A forma arredondada permite o escoamento da água de maneira rápida e eficiente, evitando infiltrações. Ademais, a cobertura arqueada é de baixo custo e autoportante, ou seja, suporta o próprio peso, diminuindo os custos de sustentação.

2 – Galpão piramidal

É indicado para espaços limitados de no máximo 225 m² e construções temporárias, porque não necessita de fundações ou alicerces. A armação, normalmente, se faz de forma simples, com chapas de ferro interligadas utilizando parafusos e outras conexões.

3 – Galpão Shed

É construído com vãos estratégicos no telhado para possibilitar a circulação de ar e a luminosidade natural no ambiente. Essas aberturas podem ser simples ou múltiplas em formato de degraus, fazendo com que a cobertura contribua de forma positiva ao projeto.

Galpão de armazenamento shed
Galpão Shed

4 – Galpão com dois pisos

É comum, mesmo dentro de um galpão de armazenamento, que haja necessidade de um mezanino, para comportar escritórios ou outros departamentos. Além disso, esse segundo piso pode ser utilizado para vestiários, refeitórios ou local de descanso para os funcionários.

5 – Galpão com uma ou duas águas

Esse tipo de galpão é erguido em uma estrutura metálica com acabamento e cobertura em lona. Pode ser de uma água, com um teto na diagonal, ou de duas águas, formando um triângulo. Além disso, permite o aproveitamento de uma extensa área em seu interior, mas somente com um pavimento.

Galpão de armazenamento duas águas
Galpões duas águas, perfeitos para produtos agrícolas

Para qual negócio cada galpão é indicado?

A seguir, veja os segmentos e utilizações mais indicadas para cada um dos galpões depósitos. Assim, a logística do seu negócio seguirá o rumo certo e os produtos armazenados permanecerão seguros e bem guardados.

Galpão de armazenamento

Fatores que merecem atenção

Como toda propriedade, é preciso atenção ao comprar ou alugar um galpão. Analise suas condições relacionadas à estrutura, localização, documentação e outros fatores importantes que podem evitar contratempos futuros, como:

1 – Segurança 

Conhecer a região é fundamental para saber em qual sistema de segurança investir para evitar furtos e assaltos. Além disso, considere os riscos quanto ao trajeto dos funcionários até o local de trabalho.

2 – Reformas e modificações

Avalie possíveis alterações que precisam ser feitas para atender às necessidades da companhia. Dependendo do valor do investimento, vale a pena procurar outros espaços.

3 – Edificação

Examine o pé direito, ou seja, a altura da área interna e a resistência do piso. Isso interfere diretamente no uso de máquinas pesadas e na quantidade de produtos armazenados.

4 – Documentação

Por último, mas não menos importante, leia atentamente a documentação do imóvel. Caso necessário, consulte um contador ou advogado para examinar a fundo a parte burocrática da transação. Ademais, pesquise a reputação do provedor do imóvel.

A RDS garante os melhores galpões para o seu empreendimento

A RDS é especialista em aluguel e venda de galpões para seu empreendimento. Entre em contato com nossos profissionais que darão todo o suporte para o seu negócio, de forma transparente e objetiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *