Blog | 12/01/2022
Elaborar uma gestão de estoque é fundamental para qualquer segmento, pois garante êxito e o bom andamento da atividade. E ao contrário do que parece, mesmo automatizado, esse processo exige planejamento e boas práticas por parte de toda a equipe.
Por isso, a RDS Consultoria de Imóveis traz, neste artigo, dicas essenciais que vão ajudar a estabelecer um bom gerenciamento de estoque na sua empresa. Dessa forma, você evita prejuízos e investe em melhorias estratégicas de negócios.
O controle de estoque, como também é chamado, serve para evitar perdas ou acúmulos na estocagem de produtos. Sejam mercadorias à venda, matérias-primas ou até mesmo materiais utilizados no processo fabril.
Todos os itens devem ser estritamente monitorados, de forma que não permaneçam parados por muito tempo e não faltem nas prateleiras ou na produção. Esse controle se faz por meio da gestão de estoque.
Existem inúmeros sistemas específicos para efetuar a monitoração de entrada e saída dos produtos de forma inteligente e fácil de operar. Dessa forma, evita-se o uso de planilhas preenchidas manualmente, suscetível a erro humano.
Além disso, a adesão de um software para esse fim otimiza o tempo de trabalho da equipe, aumentando assim a produtividade. Dentre outras funções, os aplicativos oferecem benefícios e melhorias, tais como:
O inventário é basicamente a identificação e contagem dos produtos estocados. Mesmo que a companhia disponha da automatização, é necessário fazê-lo eventualmente. Isso porque, há possibilidade de armazenamento indevido, erro no cadastramento de itens, danos ou até mesmo extravios.
Ademais, no inventário você identifica possíveis falhas nos processos de estocagem e obtém a equiparação da quantidade de seu estoque contábil (registrado no sistema) com o físico.
Essa dica pode ser a peça-chave em uma empresa para livrar-se de grandes perdas e alcançar um equilíbrio na gestão de estoque. É preciso apurar o balanço entre o abastecimento e a venda das mercadorias, bem como conciliar com as que se encontram paradas. Esse indicador é chamado giro de estoque.
Dessa forma, trabalha-se com um estoque reduzido e sempre renovado conforme a demanda, seja de matérias-primas ou bens comercializáveis. O resultado é a diminuição de custos com armazenagem, redução de desperdícios e ritmo de consumo saudável.
No caso de datas sazonais ou quando há uma oportunidade de ótimos descontos na compra por atacado, vale a pena aproveitar sim, mas com responsabilidade. Lembre-se da importância de manter o controle dos gastos, pois o que poderia ser um investimento, pode acabar virando um prejuízo.
Na hora de fechar contratos, atente-se aos fatores que possam trazer lucros para a organização e, ao mesmo tempo, gerar fidelização com fornecedores. Dessa forma, garante-se negociações atrativas com ótimos preços, pagamento facilitado, qualidade e agilidade na entrega.
Por último, mas não menos importante, a escolha de um local adequado para estocagem é fundamental para proteger e manter a conservação dos produtos. Não é à toa que a RDS Consultoria de Imóveis disponibiliza galpões, salões comerciais e armazéns com toda a infraestrutura necessária para o seu negócio.
Leia também: Como escolher um galpão para o seu negócio? A RDS explica
Há mais de 15 anos atuando no mercado, a RDS Consultoria conta com uma equipe especializada em administração e comercialização de imóveis comerciais e industriais. Com total transparência, prestamos consultoria personalizada, com dedicação e comprometimento. Contate-nos!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *