Logo RDS

TUDO SOBRE IMÓVEIS

O melhor conteúdo sobre imóveis industriais e comerciais!

Blog | 26/08/2021

Vacância financeira: saiba mais sobre o assunto no mercado imobiliário

A vacância financeira é um termo muito conhecido no mercado de imóveis. É também um importante indicador para aplicações, como fundos de investimento imobiliário. Essa expressão, nada mais é, do que a inexistência do lucro que um imóvel pode gerar num determinado momento.

Entretanto, isso nem sempre é um problema ou visto de maneira negativa. Para entender melhor, a RDS traz, neste artigo, tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Diferença entre vacância física e vacância financeira

A vacância física se refere ao espaço físico que não está sendo alugado. Ou seja, não relaciona a área (m²) com valores. 

Já a vacância financeira representa a renda que não entra no fluxo de caixa daquele ativo, nesse caso, o imóvel. Em caso de prédios com várias salas, algumas alugadas e outras não, o rendimento será parcial. Portanto, os aluguéis não recebidos das salas vazias representam uma taxa de vacância.

Para entender melhor, vamos supor que há um conjunto comercial com 70% das salas alugadas. Isso significa que 30% será sua taxa de vacância, ou seja, representa os aluguéis não arrecadados dos espaços vazios.

Entenda quando ocorre a vacância financeira

Ocorre em diversas situações no mercado imobiliário, quando:

  • um imóvel deixa de ser alugado;
  • o aluguel cobrado está abaixo do valor de mercado ou abaixo do seu potencial;
  • o imóvel, apesar de ocupado, não está arrecadando por algum motivo.

Por que nem sempre é ruim quando ocorre a vacância financeira?

É óbvio que deixar de lucrar com imóveis não é um cenário economicamente positivo. Porém, em tempos de crise, isso pode significar também “deixar de perder”. Para assimilarmos isso, basta refletir sobre as despesas que geram uma propriedade desocupada.

Sendo assim, o proprietário pode considerar algumas concessões para diminuir ou até mesmo cessar os prejuízos, por exemplo:

  • alugar por um valor menor;
  • não reajustar o aluguel;
  • conceder meses gratuitos para fidelizar o inquilino, considerando que o mesmo vai arcar com as despesas de água, luz e IPTU;
  • oferecer descontos no aluguel em troca de melhorias na obra, como pintura e revestimentos.

Além disso, outra oportunidade é para o investidor. Isso porque, pode-se aproveitar a alta taxa de vacância de imóveis e aplicar em fundos de investimento imobiliário. E ainda pagando menos. Nesse caso, há vários outros fatores a se considerar. Contudo, a expectativa do investimento é a possível valorização futura.

Conte com quem entende do assunto para administrar seu imóvel!

A RDS está por dentro do mercado imobiliário. Além disso, dá todo o suporte para administrar seu imóvel de maneira transparente. Conte com nossos especialistas e agende já sua consultoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *