Blog | 22/12/2021
Com a chegada da pandemia no início de 2020, o mercado imobiliário sofreu uma desaceleração, assim como muitos outros setores da economia. No entanto, o segmento de imóveis se manteve resiliente e até apontou índices de crescimento em 2021.
Mas quais são as expectativas do setor para 2022? Com o aumento da inflação e da insegurança política, o cenário ainda permanece otimista. Sendo assim, para saber mais sobre as circunstâncias que envolvem o aquecimento do mercado imobiliário em um futuro próximo, não perca este artigo da RDS.
Com o avanço da ciência no combate à Covid-19, bem como o início da campanha de vacinação, a economia começou a dar sinais de melhora. No setor imobiliário, o avanço foi nítido em relação ao ano anterior.
Só no estado de São Paulo, constatou-se ótimos índices de crescimento. Segundo noticiou o jornal Estadão, o primeiro semestre registrou a comercialização de mais de 60 mil imóveis e, em agosto, bateu o recorde de 6.611 unidades vendidas.
Em contrapartida, houve um impacto negativo em relação aos imóveis comerciais. Muitas empresas fecharam as sedes para dar lugar ao sistema de home office, reduzindo os aluguéis e as vendas. Com isso, alguns investimentos, como fundos imobiliários, também foram impactados.
Apesar de ser um ano eleitoral, cheio de desafios e incertezas, a probabilidade é de alta e fortalecimento desse mercado. Afinal de contas, investir em propriedades se mantém como uma das formas mais seguras e requisitadas entre os brasileiros. Por isso, atente-se às principais questões que podem influenciar o ramo:
É o principal fator que interfere nas taxas de juros de um financiamento imobiliário, por exemplo. E, como a inflação continua subindo, esse tipo de negócio pode ser afetado. Dessa forma, resta saber como as financiadoras seguirão diante da alta da taxa Selic que, atualmente, está em 9,25% ao ano, prevista para chegar em 11,25% no ano que vem.
Cresce, cada vez mais, a demanda de projetos sustentáveis no segmento da construção civil, que promete a expansão da economia e geração de empregos. As pessoas já consideram a utilização de energias limpas e renováveis como prioridade. Principalmente diante de uma realidade que inclui o desmatamento na Amazônia e a crise hídrica.
A evolução do mercado imobiliário no meio digital também contribui para uma boa perspectiva em 2022, aumentando a procura por negócios sem burocracia. De qualquer forma, essa inovação tende a se espalhar também entre as corretoras tradicionais, que procuram simplificar as transações cada vez mais.
A resposta é sim. Pelo menos, é o que tudo indica. Com a confiança do mercado para o próximo ano, essa pode ser sua chance de comprar ou alugar um imóvel. Além disso, há fortes indícios de valorização de propriedades ao mesmo tempo em que aumentam as intenções de compra e investimentos no setor.
Invista em imóveis comerciais e industriais com toda segurança e credibilidade que só a RDS oferece. Confira os anúncios no site de galpões, prédios, salas entre outros. E ainda, conte com nossos serviços de consultoria especializada. Contate-nos!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *