Logo RDS

TUDO SOBRE IMÓVEIS

O melhor conteúdo sobre imóveis industriais e comerciais!

administração, Dicas | 26/10/2022

Como fazer controle de entrada e saída de mercadorias e evitar maiores prejuízos

Nada é mais importante do que um excelente controle de entrada e saída de mercadorias dentro de uma organização. É indispensável promover uma gestão de estoque eficiente, afinal, essa é a base para os negócios subirem cada vez mais.

Dessa forma, tendo isso muito bem planejado e registrado, a empresa tem uma visão mais estratégica das necessidades pelas demandas do mercado. Assim, ajuda a entender quando é a hora de repor, evitando maiores desperdícios. Agora, neste artigo, você entenderá como funciona esse fluxo de sucesso. Venha conosco.

Controle de entrada e saída de produtos: entenda como é o processo

Para controlar a entrada e saída de mercadorias dentro de um galpão, é necessário seguir algumas diretrizes e deixá-las alinhadas com os encarregados de todo o processo do setor. Veja a seguir as principais orientações.

  1. Padronização e identificação

Em qualquer gerenciamento, é imprescindível que todos os produtos estejam registrados e padronizados em cadastros para não ocorrer perdas ou algo irregular no estoque. 

É aconselhável criar um código específico para cada produto ou aproveitar o código de barras dessa peça (se houver). Não esqueça de classificar as características dos objetos armazenados, como: cor, tamanho, numeração e o material. 

  1. Inventário periódico

O inventário periódico é realizado em datas específicas para a vistoria de entrada e saída de mercadorias. Sendo assim, é feito uma comparação entre o sistema de controle com a estocagem física. Resultando no reparo rápido de falhas e identificando algum problema. 

  1. Integrar com os fornecedores

Para facilitar também na entrada e saída de estoque, considera-se reunir com os seus fornecedores. Aliás, essa troca proporciona maior transparência com o fluxo, pode promover acordos mais flexíveis e até antecipar uma reposição caso seja necessário.

  1. Use a tecnologia a seu favor 

Sabemos que só o processo de gestão de estocagem manual exige muito trabalho e, muitas vezes, ocorrem falhas de codificação, dados incorretos, falta de controle no planejamento, entre outros afins.

Por isso, use a tecnologia a seu favor, ou seja, invista num software confiável com referência no mercado. Avalie um sistema que esteja de acordo com o tamanho da sua organização e que atenda todos os requisitos de estoque. Se vale a dica, o WMS é super recomendado. 

  1. Invista no treinamento profissional

Ofereça um treinamento aos seus colaboradores e motive ainda mais a equipe. O conselho é que todos os funcionários que ficarem responsáveis pelo setor de controle de entrada e saída de mercadorias entendam cada passo.

Por isso, seja detalhista do início ao fim, faça uma ótima adaptação e gere confiança. Sendo assim, essa ação resultará em bons números, redução de custos e traz uma harmonia na produção e comercialização sem acarretar em grandes prejuízos.

A RDS tem as melhores soluções

Entendeu como funciona o fluxo de controle de entrada e saída de produtos do estoque? Então, veja o que falta para sua empresa decolar ainda mais e coloque em prática.


A RDS conta com os melhores galpões para vendas ou locações para você montar aquele estoque super organizado e bem gerenciado. Consulte as melhores condições e faça de seu negócio um sucesso! Gostou desse conteúdo? Salve e compartilhe com os parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *