Blog | 29/06/2021
O CPC 01 é um método fundamental para o gerenciamento contábil dos ativos de uma organização.
Com esse sistema, é possível controlar os valores registrados dos ativos para que não excedam os valores recuperáveis. Assim as finanças do seu negócio estarão sempre saudáveis.
Achou complicado? Pode até parecer, mas a RDS fornece toda a assistência necessária neste processo totalmente eficaz e essencial para sua empresa!
Para entendermos melhor como funciona, precisamos saber a origem do CPC 01, alguns conceitos básicos e os casos em que se aplica na prática. Vamos lá?
Primeiramente, o CPC é um Comitê de Pronunciamentos Contábeis, formado por associações e entidades financeiras e de investimentos.
O objetivo deste é regulamentar a administração contábil de empresas, corporações e instituições, criando normas contábeis em geral.
O Comitê publicou o CPC 01, um pronunciamento técnico que consiste na Redução ao Valor Recuperável de Ativos.
O CPC 01 traz diretrizes de como conduzir os registros contábeis de ativos de forma que o valor contábil não exceda o valor recuperável. Dessa forma significa que o ativo em questão não sofrerá desvalorização.
Sendo assim, o CPC 01 deve ser adotado nos lançamentos para ajuste de perdas, justamente porque evita que a desvalorização aconteça.
Entretanto, pelas normas, não é possível adotar o CPC 01 na contabilização de alguns ativos específicos, por exemplo:
O Valor Contábil de um Ativo é aquele valor que está registrado no balanço da empresa, que pode ser ou não o valor de quando foi adquirido.
Já o Valor Recuperável de um Ativo é o maior valor entre o preço líquido de um ativo e seu valor em uso.
Dessa forma entendemos que, se o Valor Contábil for maior que o Valor Recuperável, houve uma perda e ocorreu um prejuízo na contabilização dos ativos da empresa.
Fica fácil pensarmos que esse processo de desvalorização de ativos se assemelha à venda de um imóvel por exemplo, por um preço menor do que comprou.
O Teste de Impairment ou Teste de Recuperabilidade auxilia a empresa a efetuar o controle sobre os ativos, suas perdas e valorizações, como veremos a seguir:
O objetivo desse procedimento é garantir o registro dos ativos com valores menores do que podem ser recuperados, porque assim não haverá desvalorização ou perdas.
Fica a critério de cada empresa optar pelo método ao qual aplicar para efetuar o Teste de Recuperabilidade, podendo ser por meio de:
Após a escolha do método, é feita uma verificação criteriosa nos valores dos ativos.
Caso haja uma constatação de que há ativos em sua empresa que o Valor Contábil supere o Valor Recuperável, a empresa deverá realizar os ajustes lançando as Despesas de Perda por Desvalorização de Ativos, seguindo os critérios contábeis.
O Teste de Impairment aponta também alguns fatores relevantes em relação aos ativos, por exemplo:
Agora que entendemos tudo sobre a importância do controle do valor dos ativos, não deixe de consultar os profissionais especializados da RDS para aplicar o CPC 01. A consultoria da RDS acompanha você em todas as etapas para manter a saúde financeira da sua empresa!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *