Blog | 25/11/2021
Na hora de alugar imóvel comercial, é importante estar atento a todas as etapas da transação. Pode parecer uma tarefa simples, porém, existem muitas questões burocráticas envolvidas e qualquer deslize pode comprometer o seu negócio.
Por isso, além de averiguar as condições físicas em que o estabelecimento se encontra, tudo deve estar nos conformes com a legislação. Para entender melhor sobre o assunto, a RDS esclarece todos os trâmites do processo, a fim de que se possa concretizá-lo de forma segura e bem-sucedida. Confira!
Antes de tudo, considere o que é melhor para seu ramo de atividade. Isso porque, diante de várias opções de imóveis para fins comerciais, devemos saber o que melhor nos atende. Salas, salões, galpões e até casas são exemplos de espaços que podem abrigar perfeitamente uma empresa.
Além disso, escolher uma boa localização faz toda a diferença para a saúde do empreendimento como um todo. Então, antes de bater o martelo para qualquer lugar, analise pontos como:
Saiba mais sobre o assunto lendo nosso artigo completo: Estabelecimento comercial: dicas para escolher o local ideal
Independente de achar que um determinado imóvel é o melhor, pesquise mais a fundo sobre os valores imobiliários da região. Analise preços de aluguéis similares ao que você esteja cogitando, bem como o valor cobrado por metro quadrado.
Uma simples consulta pode revelar propostas mais convidativas para alugar imóvel comercial no mesmo bairro ou em ruas próximas. Dessa forma, é possível começar economizando recursos de forma significativa.
A vistoria inicial antes da ocupação do imóvel é fundamental para não haver desavenças futuras. Tudo o que apresentar danos e necessitar de reparos, melhorias e reformas, deve ser registrado para ciência de ambas as partes, locador e inquilino.
Portanto, verifique a situação de toda a estrutura: parte elétrica, hidráulica, pisos, revestimentos, paredes, mobiliário (caso houver) etc. Além disso, não deixe detalhes importantes passarem despercebidos, como trincos, fechaduras, louças sanitárias (vasos, pias e afins), portas e janelas.
Esse fator é relevante no caso de imóveis com características específicas que podem beneficiar o locatário de alguma forma. Sendo assim, vale a pena conferir o que está incluso no contrato e aproveitar vantagens favoráveis à sua empresa, por exemplo:
De fato, são exigidos vários documentos para manter o estabelecimento dentro das normas, tanto no âmbito municipal, quanto estadual. São papéis que atestam a legalidade do espaço físico em vários quesitos, podendo haver penalização na falta deles. Veja só:
O Habite-se, emitido pela prefeitura, é uma certidão que declara a regularidade da edificação de acordo com as diretrizes do Código de Obras do município. Sendo assim, após a construção ou uma reforma que altere a área construída, é obrigatória sua expedição.
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) certifica que o imóvel está em perfeitas condições (previstas em lei) para o combate a incêndios. É expedido após uma vistoria técnica na área, realizada por um ou mais bombeiros militares designados pelo Estado.
Diferente dos outros documentos, o Alvará de Funcionamento depende inteiramente do empresário, portanto não possui ligação direta com o locador. Isso porque, configura uma autorização, emitida pela prefeitura, para a empresa exercer suas atividades no local.
É importante salientar também que, dependendo da localidade, é possível que solicitem outro tipo de documentação além da já citada anteriormente. Por exemplo, o Laudo de Vistoria Elétrica.
A RDS é referência em administração, aluguel e compra de imóveis comerciais como salas, prédios, terrenos e galpões. Além disso, fazemos intermediação de leilões e outros serviços no segmento imobiliário. Contate-nos!
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